domingo, 3 de maio de 2009

Regulamentação da Profissão de Informática


A regulamentação da profissão de informática é um tópico que vem sido discutido a mais de uma década. Com ela só poderá trabalhar na área da computação quem for diplomado. A regulamentação já foi exercida em diversas áreas: Medicina, Advocacia, Engenharia e muitas outras. É possível aplicá-la com êxito na informática?

Na informática diferentemente da medicina é possível existir um autodidata. É praticamente impossível na sociedade atual uma pessoal obter um cadáver e estudar anatomia por conta própria, porém na computação existem diversas formas de estudar um determinado assunto (programação, edição de páginas na web...) de forma prática. Foi devido a isso que diferentemente da informática muitas áreas são regulamentadas.

Os autodidatas já aplicaram grandes projetos por como, por exemplo, a World Wide Web criado pelo físico Tim Berners-Lee. Eles também são importantes em complementar o mercado de trabalho da informática no qual apresenta um déficit em números de graduados. Se caso regulamentar, será possível perceber uma desmotivação nos autodidatas. Diminuindo a formação de novas idéias e concorrência no mercado de trabalho.

É injustiça uma pessoa que cursou um curso de cinco anos perder a vaga para alguém no qual não sabe como foi o seu procedimento de estudo? Deve-se fazer uma analise da capacidade e limitação de ambos, comparar projetos feitos por eles e decidir qual o mais habilitado para o trabalho. Muitas vezes contratar alguém só porque ele cobrou menos pode causar danos à máquina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário