domingo, 19 de abril de 2009

Configurando meu computador



Modelo da Placa Mãe: Asus M2N-MX


  • Processador:

    • AI Overclocking: configura a forma de como será usada o overclock (uma técnica que permite aumentar a freqüência do processador fazendo com que ele funcione mais rapidamente). Possui como opção: auto, manual, standart e overclock profile.

    • Chipset Voltage: tem o poder de mudar a voltagem do chipset. Possui como opção: auto, 1.2V, 1.3V.

    • CPU Frequency(MHz): configura o valor da frequência que a CPU (Central Processing Unit[Unidade Central de Processamento]) irá trabalhar, só esta diponível caso o AI Overclocking estiver configurada em manual. Possui como opções: 200.0Mhz, 201.0MHz,...,299.0MHz,300MHz.

    • MTRR Mapping: esta opção determina o método usado para programação CPU MTRR (Memory Type Range Registers[Registro da Faixa do Tipo de Memória]) quando 4GB ou mais de memória está presente. Possui como opção: Discrete (Deixa a PCI ultrapassar o limite de 4GB), Continuos (Descreve o PCI na memória cache).

    • Runtime Legacy PSB: Capacita ou incapacita a geração de energia no State Block. Possui como opção: disabled, enabled.

    • Cool'n'Quiet: Capacita ou Incapacita a geração do ACPI (Advanced Configuration and Power Interface) no PPC, PSS e no PCT objetos. Possui como opção: disabled, enabled.

    • PCI Latency Timer: o valor do tempo que o dispositivo da PCI usa para registrar. Possui como opção: 32, 62, 96, 128, 160, 192, 224, 248.

    • Plug and Play O/S: foi criada com o objetivo de fazer com que o computador reconheça e configure automaticamente qualquer dispositivo que seja instalado, facilitando a expansão segura dos computadores e eliminando a configuração manual. Possui como opção: yes (Deixa o sistema de operação configurado pelo dispositivos Plug and Play), no (Deixa a BIOS configurar todos os dispositivos no sistema.)

    • Palette Snooping: Informa aos dispositivos de PCI que um dispositivo de gráficos de ISA (Industry Standard Architecture) está instalado no sistema assim o cartão funcionará corretamente. Possui como opção: disabled, enabled.



  • Memória Principal:

    • Memory Voltage: tem o poder de mudar a voltagem da memória pincipal. Possui com opção: 1.850V, 1900V, 1950V e 2000V.

    • Bank Interleaving: Habilita ou desabilita a memória do Bank Interleave. Definição: é uma técnica que consegue reduzir latências distribuindo tarefas entre diferentes bancos, mas cada banco continúa tendo sua latência original. Possui como opção: disabled, auto.

    • OnChip VGA Frame buffer Size: define qual vai ser o valor da memória colocada na placa de video OnBoard. Possui como opção : 16MB, 32MB, 64MB, 128MB, 256MB.

    • Enable Clocks to all DIMMs: Capacita um novo Clock para o DIMM caso os slot da memória não estiver preenchida. Possui como opção: enable, disable.

    • Memory hole Remapping: habilita o remapeamento da memory hole. Definição de Memory Hole: Cria um “buraco” na área de memória entre 15 MB e 16 MB, para que o micro fique compatível com algumas placas de vídeo ISA antigas que usavam essa área para si. Como essa opção faz com que o micro perca 1 MB de memória, sugerimos que você mantenha ela desabilitada. Possui como opção: enabled, disabled.



  • Memória Secundária:

    • Sata (Serial Advanced Technology Attachment): é uma tecnologia de transferência de dados entre um computador e dispositivos de armazenamento em massa, como unidades de disco rígido e drives ópticos.



  • Dispositivos de entrada e saída:

    • GART Error Reporting: Esta opção devia permanecer desabilitado para a operação normal. O usuário pode habilitar isto para um propósito de teste. Definição: GART permite que fragmentos de memória de sistema principal para ser atribuídos endereços que fazer um espaço de endereço linear a placa gráfica e suas transferências para a memória de sistema. Tem como opção: disabled, enabled.

    • Power Down Control: Permite DIMM (Dual Inline Memory Module) desligue quando DIMM não estiver em uso. Possui como opção: disable, enable.

    • Memclock Mode: Selecione o método da programação na freqüência. possue como opção: auto (A velocidade será baseada na SPD), limit(a velocidade não ultrapassará um especifico valor, manual (o usuário especificará qual será o valor).

    • Smart Q-Fan Function: ativa ou desativa as opções de controle manual da velocidade e temperatura do cooler. Possui como opção: disabled, enabled.



  • Barramentos:

    • PCI-Express Frequency: configura o valor da frequêcia do PCI (Peripheral Component Interconnect [Componente Periférico interconectado]). Definição de PCI: o barramento PCI surgiu no início de 1990 pelas mãos da Intel. Suas principais características são a capacidade de transferir dados a 32 bits e clock de 33 MHz, especificações estas que tornaram o padrão capaz de transmitir dados a uma taxa de até 132 MB por segundo. Sua configuração só esta disponível caso o AI Overclocking estiver em manual. Possui como opção: 100MHz, 101MHz,..., 149MHz, 150MHz.




domingo, 12 de abril de 2009

SBC


A palestra de Rodrigo foi muito importante para mim, porque agora tenho uma pequena base de como funciona a área de pesquisa no Brasil. A SBC (Sociedade Brasileira da Computação) 26 pesquisadores brasileiros da área da computação, para propor desafios com o prazo de 10 anos(2006-2016), foram eles:

1. Gestão da Informação em grandes volumes de dados multimídia distribuídos.
2. Modelagem computacional de sistemas complexos artificiais, naturais e socioculturais e da interação homem-natureza.
3. Impactos para a área da computação da transição do silício para novas tecnologias.
4. Acesso participativo e universal do cidadão brasileiro ao conhecimento
5. Desenvolvimento tecnológico de qualidade: sistemas disponíveis, corretos, seguros, escaláveis, persistentes e ubíquo.

I - Quais cadeiras ou áreas de concentração do curso de computação da UFS tem relação com cada um dos desafios propostos pela SBC?

1. Gestão da Informação em grandes volumes de dados multimídia distribuídos.

Estrutura de Dados I
Estrutura de Dados II
Banco de Dados
Redes de Computadores I
Redes de Computadores II
Mineração de Dados
Integração de Dados: Web e Warehousing
Banco de Dados Distribuídos
Tópicos Especiais em Banco de Dados I
Tópicos Especiais em Banco de Dados II

2. Modelagem computacional de sistemas complexos artificiais, naturais e socioculturais e da interação homem-natureza.

Desenvolvimento de Software I
Desenvolvimento de Software II
Desenvolvimento de Software III
Gerência de Projeto de Software
Qualidade de Software
Linhas de Produto de Software
Padrões de Software e Refatoração
Especificação Formal
Metodologias de Desenvolvimento de Software
Segurança e Auditoria de Sistemas
Desenvolvimento Baseado em Componentes
Tópicos Especiais em Engenharia de Software I
Tópicos Especiais em Engenharia de Software II

3. Impactos para a área da computação da transição do silício para novas tecnologias.
Circuitos Digitais I
Circuitos Digitais II
Arquitetura de Computadores I
Arquitetura de Computadores II
Introdução a Circuitos Integrados
Introdução a Automação Industrial
Verificação Funcional
Sistemas Digitais Dedicados
Hardware e Software Co-Design
Tópicos Especiais em Hardware I
Tópicos Especiais em Hardware II

4. Acesso participativo e universal do cidadão brasileiro ao conhecimento

Informática, Ética e Sociedade

5. Desenvolvimento tecnológico de qualidade: sistemas disponíveis, corretos, seguros, escaláveis, persistentes e ubíquo.


Desenvolvimento de Software I
Desenvolvimento de Software II
Desenvolvimento de Software III
Gerência de Projeto de Software
Qualidade de Software
Linhas de Produto de Software
Padrões de Software e Refatoração
Especificação Formal
Metodologias de Desenvolvimento de Software
Segurança e Auditoria de Sistemas
Desenvolvimento Baseado em Componentes
Tópicos Especiais em Engenharia de Software I
Tópicos Especiais em Engenharia de Software II
Inteligência Artificial
Redes Neurais
Sistemas Multiagentes
Visão Computacional e Reconhecimento de Padrões
Computação Evolutiva
Tópicos Especiais em Computação Inteligente I
Tópicos Especiais em Computação Inteligente II

II - Vejam que os desafios tem um escopo bastante amplo. Diante disso, o que pensam vocês sobre a afirmação: "nenhuma área do conhecimento humano sobrevive hoje sem a influência da computação"?.

Considero a afirmação correta. A informática é muito ampla. Ela é usada de varias formas, para guardar documentos, publicar artigos, deixa o trabalho mais pratico e pode criar novas formas de aplicar o trabalho.

Artes:

A informática divulga de novos tipos de estilos artísticos através da internet. Além disso, ela criou novas formas de fazer artes como projeto em 3D, Pixel Art, animações e etc.

Antropologia, Etnologia, Filosofia, História:

A informática é importante para o armazenamento e tratamento de qualitativos (notas de campo, por exemplo) e na aplicação de uma folha de cálculo.

Lingüística:

Usa a internet para a troca de idéias e divulgação de reformas ortográficas.

Química, Psicanálise, Zoologia:

Além do uso da informática como um meio de comunicação. Ela é usada para simular experimentos científicos com finalidade de não causar algum efeito maléfico para o meio ambiente.

Matemática:

Além do uso da informática como um meio de comunicação. A informática é muito usada para calcular coisas que é praticamente impossível para algum humano, como por exemplo o maior número primo.

Música:

Além do uso da informática como um meio de comunicação. A informática é muito usada para equalizar alguma música com mais precisão e distorcer sons até ficar agradável para o usuário.

III - As graduações em computação estão preparadas para formar pessoas capazes de dar conta de tais desafios?

Como nós vimos a UFS oferece cadeiras relacionadas a todos os desafios, mas é obrigação do graduando se esforçar para conseguir ajudar no desenvolvimento do desafio.

IV - A que áreas do conhecimento humano diz respeito o desenvolvimento da área de Computação?

Todas as áreas do conhecimento humano usa a computação, é praticamente impossível ignorar a tecnologia quando o objetivo é a inovação.