domingo, 29 de março de 2009


Lógica:

A lógica é um raciocínio criado por Aristóteles que serviu como base para criação da álgebra matemática. Neste texto será dito como a lógica é usada e a definição dela.
Aristóteles foi de extrema importância para a introdução científica no mundo. A lógica dele é baseada na Lei da não contra indicação, Lei do terceiro excluído.

Lei da não contra indicação: Ela diz que uma proposição verdadeira não pode ser falsa e uma proposição falsa não pode ser verdadeira. Nenhuma proposição, portanto, pode ser os dois ao mesmo tempo. A lei da não-contradição é representada do seguinte modo:



Exemplo: Não ("a bola é redonda" e "a bola não é redonda")

Uma proposição não pode ser verdadeira e falsa, para obedecer ao principio da não contradição.

A lei do terceiro excluído: (em latim resumida na expressão tertium non datur), é um princípio cujo enunciado consiste no seguinte: "ou A é x ou é y e não há terceira possibilidade". É representada da seguinte maneira:



Exemplo: Ou este homem é Sócrates ou não é Sócrates.

Uma proposição só pode ser verdadeira se não for falsa e só pode ser falsa se não for verdadeira, porque o terceiro valor é excluído.

Isso funciona como base para Teoria do Silogismo:

Todo homem é mortal.
Sócrates é homem.
Sócrates é mortal.


A lógica usada pela computação foi inventada por George Boole. Conhecida como Álgebra Booleana.

A Álgebra Booleana tem como finalidade lidar com técnicas proposicional, isto é trabalhar somente com setência verdadeira e falsa. Os Símbolos usados são:
0: Falso
1: Verdadeiro
¬: Não
^: E
V: OU
=: Equivale

Ex: a v a = a

A Álgebra Booleana não foi imediatamente usada na época, ela só foi utilizada aproximadamente 100 anos depois da sua criação.



Gottlob Frege notou que os matemáticos da época frequentemente cometiam erros em suas demostrações, para corrigir isto ele criou a Lógica de Predicados.

A Lógica de Predicado é baseada no Lógica de Proposição. Nela foi acresentado a quantificação.

: para todo x, ¢ é verdadeiro.
: para algum x, ¢ é verdadeiro.
^: E
v: OU
->: Implica
<->: Se, somente se
=: equivale

Ex: a -> b = ¬a v b

Um cálculo de predicados consiste em:
  • Regras de formação(definição recursivas, função que se refere a si própria, para dar origem de fórmulas bem-formadas);

  • Regra de Transformação (Regras de interferência para derivar teoremas);

  • axiomas (Uma sentença ou proposição que não é provada ).



Fonte: Wikipédia.

sábado, 28 de março de 2009


Expectativas do curso:

Tem objetivo de formar pessoas com habilidade de projetar software avançado no qual o uso da matemática e da lógica é fundamental. Também formar pessoas especializadas na área de pesquisa que é essencial para trabalhar no campo de TI (Tecnologia de Informação).

Resolvi fazer este curso porque sempre gostei de matemática e de raciocinio lógico. O que me fez decidir entre Ciencia da Computação, Engenharia da Computação e Sistema de Informação foi porque sempre me interessei por pesquisa.

Um bom site para informar a área da computação:

Info Profissional

sábado, 21 de março de 2009



Estrutura da universidade:



A UFS é uma universidade que focaliza o ensino acadêmico e educacional, os projetos de pesquisa, e extensão. Ela possui centros administrativos com o objetivo de organizar; buscar projetos de ampliação para melhorar o ensino e adicionar novos cursos para atender o gosto dos futuros universitários.

O objetivo da universidade é formar cidadãos com habilidade em pensar criticamente sobre o que aprende no seu curso. A pesquisa ajuda formar criatividade e conhecimento que contribui para as inovações tecnológicas. O projeto de extensão trata-se ajudar a sociedade como uma forma de agradecimento por sustentar a universidade, como por exemplo: devido no domingo de manhã não ter ninguém que use os computadores do laboratório, tem uma aula para a comunidade do Rosa Elze de “como usar um computador”.

A parte administrativa da universidade é composta pela Reitoria e também por diversas subdivisões.



  • Reitoria

  • Pró-Reitoria:


    • COGEPLAN (Coordenação Geral do Planejamento)

    • GRH (Gerência de Recursos Humanos)

    • PROAD (Pró-Reitoria de Administração)

    • PROEST (Pró-Reitoria de assuntos estudantis)

    • POSGRAP (Pró-Reitoria de Pesquisa)

    • PROEX (Pró-Reitoria de Extensão)

    • PROGRAD (Pró-Reitoria da Graduação):


      • CCV (Coordenação de Concurso Vestibular)

      • DAA (Departamento de Administração Acadêmica)

      • DEAPE (Departamento de Apoio Pedagógico)




  • Centros:


    • CCBS (Centro de Ciências Biológicas e da Saúde)

    • CCSA (Centro de Ciências Sociais Aplicada)

    • CECH (Centro de Educação e Ciências Humanas)

    • CCET (Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas):


      • DCOMP (Departamento da Computação)




CCV: Muito conhecido pelos vestibulandos. É neste centro que organizam as provas, os locais onde vão ser aplicadas, as colocações e etc...
DAA: Responsável pela administração dos estudandes universitários. Fica encarregado para matricular os alunos, organizar os horários e informar alguns serviços.
DCOMP: É o departamento responsável pela parte de computação da UFS. É nela que os professores estimulam o aluno a participar de eventos como à “Maratona da Programação”, “Olimpíada da Programação” e entre outros. Organizam matérias da parte de computação.
SOFTEAM: Trata-se de uma empresa formada por estudantes onde prestam serviço como programadores e professores de curso como: HTML, CSS, JavaScript...
CALICOMP (Centro Acadêmico Livre de Computação): é um centro onde os alunos organizam eventos que não estão relacionados ao objetivo da DCOMP. Exemplos: Copa Comp, HallowComp.